O Projeto de Lei 2089/2021, apresentado pelo senador Jean (PT-RN), que inclui trabalhadores do comércio e serviços no quadro de grupos prioritários para a vacinação contra a covid-19, segue em tramitação no Senado Federal. O PL abrange várias categorias, entre elas, os profissionais que atuam nos supermercados.

A proposta altera a Lei 14.124 que, entre outros pontos, trata do Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação. Para o Senador Jean, por mais que algumas cidades tenham avançado na campanha de vacinação para a população em geral, o debate sobre as prioridades para grupos específicos ainda é importante.

“A edição mais recente do Plano de Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 lista 28 grupos prioritários. Chama a atenção nesta lista a completa ausência dos trabalhadores dos setores de comércio e serviços. Porém, sabemos da enorme importância desses setores para a nossa economia e também temos a clara consciência de que a maior parte desses trabalhadores realiza suas atividades em contato direto com o público. Assim, o primeiro propósito que almejamos é incluir esses trabalhadores entre os grupos prioritários da campanha de vacinação contra a covid-19”, justificou o parlamentar.

O PL foi apresentado no último dia 9 de junho e contempla trabalhadores de farmácias, serviços funerários, mercados e supermercados, postos de gasolina, bancos, estabelecimentos de alimentação e hotelaria.

Imagem: Freepik