Dando sequência ao quadro “Líderes que Inspiram”, a ASSURN realizou a segunda live da série nesta segunda-feira (17). O convidado da noite foi o administrador, psicólogo e especialista em consultoria empresarial, Jady Targino, gerente de Desenvolvimento Humano Corporativo da RedeMAIS.

Abrindo a transmissão, o convidado contou um pouco da sua história no varejo alimentar, que começou bem cedo. “Meu avô tinha uma bodega, em Pendências, e depois ele se mudou para Macau. Lá ele abriu um comércio. E meus pais seguiram os passos do meu avô. Eles abriram uma bomboniere que tomou grandes proporções e virou a casa dos bombons supermercados. Em meados de 1997, teve uma crise econômica que afetou muitas empresas, várias fecharam e o supermercado do meu pai também fechou. Com isso, minha mãe começou a trabalhar na prefeitura e depois abriu um mercadinho, e quem tomou conta do mercadinho fui eu, aos 12 anos de idade”, disse Jady.

Com o passar dos anos, Jady trabalhou em outras empresas do setor supermercadista e passou por várias funções como caixa, repositor de mercadoria e setor de frios até chegar à RedeMAIS em 2007. “Eu trabalhava em outro lugar quando me convidaram pra trabalhar como analista de RH na RedeMAIS. Eu não pensei duas vezes”. Em 2008, aos 23 anos, Jady assumiu o cargo de gestor de RH na mesma empresa.

Logo no começo, o trabalho de Jady ganhou destaque, principalmente na formação de profissionais dentro da rede. “Desde o início a gente nunca foi departamento pessoal, sempre foi desenvolvimento humano, só mudamos a nomenclatura. Na época, só trabalhava eu e uma estagiária. Um dos supermercadistas sentiu a necessidade de estruturar a loja dele e acabou contratando a minha estagiária, e ela fez um excelente trabalho. A partir daí, os associados despertaram para essa necessidade de ter um DH dentro da sua loja. Um departamento voltado para o colaborador, pra acompanhar o dia a dia do colaborador, desenvolvendo o colaborador. Foi quando eu comecei a formar profissionais. Eu recebia estagiários de psicologia, formava esses profissionais e quando eles concluíam o curso eram contratados pelas lojas”, explicou Jady que completou: “hoje todas as lojas da rede possuem um profissional de DH”.

Outro ponto de destaque da rede foi a implantação da Escola do Varejo online. “Tem sido um sucesso. A gente disponibiliza na plataforma cursos técnicos, comportamentais. Quando o colaborador entra na RedeMAIS, ele participa da integração pela escola, ela sabe a forma de atender da rede pela escola, participa de manipulação de alimentos, de segurança do trabalho, tudo pela plataforma. E agora a gente lançou módulos híbridos. Eles vão ter a parte teórica pela escola e a parte prática em um hotel. A gente montou um minissupermercado, colocou gôndolas, produtos, para que eles possam realmente na vivência aprender e se desenvolver ainda mais, ressaltou.

O processo desenvolvido pela rede em prol dos colaboradores levou a empresa a conquistar o selo GPTW (Great Place To Work), uma certificação internacional concedida para as empresas que tem os melhores ambientes organizacionais para se trabalhar.  “Ter essa certificação dá uma notoriedade muito importante, porém eu acredito que o grande benefício dessa certificação é dar oportunidade de fala para o nosso colaborador. Nós recebemos o selo porque eles nos consideram uma empresa boa para se trabalhar. Além disso, quando o cliente sabe que a RedeMAIS tem um selo GPTW, ele tem certeza que ali tem gente feliz, pessoas que respeitam as outras, que os gestores exercem um papel ali dentro, um papel efetivo, valoriza muito a nossa marca”, concluiu.

A live com Jady Targino foi a segunda transmissão da série “Líderes que Inspiram”, quadro desenvolvido pela ASSURN para promover uma troca de experiências e apresentar exemplos de sucesso de personalidades ligadas ao varejo alimentar, com destaque para profissionais do setor supermercadista. A primeira aconteceu no mês de abril com o sócio e diretor do Favorito Supermercados, Vinicius Gama.

As lives podem ser assistidas na íntegra no IGTV da ASSURN, no instagram, ou no canal do youtube da associação.