Um dia de reconhecimento e para homenagear aquelas que todo dia lutam por mais espaço no mercado de trabalho e na sociedade. No Dia Internacional da Mulher, a ASSURN trouxe três exemplos dessa realidade para um bate-papo descontraído na noite desta segunda-feira (08), em uma live no instagram da associação.

Com o tema “Mulheres & Supermercado = Amor”, a transmissão teve como objetivo abordar as experiências, conquistas e desafios enfrentados no dia a dia por elas nos supermercados. A live foi comandada pela gestora de eventos da ASSURN, Cida Alves, que possui mais de 30 anos de experiência no varejo. Como convidadas de honra estiveram as supermercadistas, Marina Leiros, do Supermercado Opção/RedeMAIS, e Sandra Gama, do Favorito Supermercados.

Durante o evento, as convidadas foram questionadas se já sofreram preconceito no setor. “Eu nunca sofri preconceito, talvez um pouco de descrédito, talvez descrença, do pessoal mais antigo. As pessoas estavam acostumadas a trabalhar de forma diferente. Eu cheguei inovando, querendo trazer um pouco da minha marca, vamos dizer, marcando um pouco a minha presença. Claro que eu cheguei pra aprender, porque eu não sabia absolutamente nada, mas eu aprendo rápido. Então no início, quem não tinha muita fé que aquele negócio ia pra frente, se surpreendeu”, disse Marina.

“Existe um certo preconceito em relação ao trabalho da mulher. Eu passei a minha vida inteira no comercial, e diretor comercial de supermercado vai atender muito homem, é um universo masculino. E na minha equipe só tinha eu e outra mulher que comprava. Eu percebia, em alguns momentos, que era como se a gente não recebesse tanto crédito assim. Tinha fornecedor que ligava para o meu marido pra saber se realmente eu estava tomando uma decisão correta. Mas a resposta você dá com o trabalho”, falou Sandra.

Durante o bate-papo, elas também destacaram as conquistas em um setor majoritariamente masculino.

“Estar nesse ambiente já é uma conquista. Eu estou aqui, eu me faço presente, eu busco minha felicidade através do trabalho mesmo lidando, às vezes, com essa característica da educação masculina de se posicionar de uma forma mais enfática. Mas nós, como mulheres, aprendemos, nos empoderamos nesse ambiente de forma bem assertiva, sabendo conduzir muitas situações. Eu acho que hoje, nesse ambiente mesmo machista, o homem sabe que a mulher tem um olhar muito amplo e tem dado uma atenção bem maior aos nossos posicionamentos”, declarou Cida.

Sandra Gama ressaltou a conquista das mulheres nos postos de gerência. “Na nossa empresa, a gente prefere hoje que os cargos de liderança sejam ocupados por mulheres, porque elas são mais focadas, sensatas, tem um equilíbrio extraordinário, sabem conversar e elas são muito sinceras. Se ela focar, se ela disser que quer essa função, vai dar certo.”

“A conquista maior que a gente tá vivendo é o agora. A gente vivia um ambiente exclusivamente masculino e hoje a gente presencia a mudança. Hoje, na nossa rede tem três mulheres comigo no processo sucessório e isso é muito legal. A gente tá vivendo um processo lindo de mudança, um processo em que sim, nós somos abraçadas”, explicou Marina.

A gestora de eventos da ASSURN encerrou a live destacando a importância das convidadas que também compõem a diretoria da associação. “Essa noite vocês estão aqui representando muitas mulheres do nosso setor. Quero parabenizar a todas elas e a vocês. Pra mim, foi uma satisfação muito grande. É uma alegria ter vocês no Conselho da ASSURN. E, futuramente, alguma de vocês vai assumir uma presidência [da associação], isso eu tenho certeza”, finalizou.

A live na íntegra pode ser assistida no canal do youtube da ASSURN ou no IGTV do instagram.

Instagram: Live “Mulheres & Supermercado = Amor”

Youtube: Live “Mulheres & Supermercado – Amor”