O respeito e a importância da diversidade no ambiente de trabalho foi o tema escolhido pela Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) para dar início ao calendário de eventos da associação. A palestra inaugural aconteceu nesta segunda-feira (22), em formato virtual por causa da pandemia, e ficou a cargo da consultora organizacional, professora e palestrante, Kelly Malheiros.

Com o tema “Atendimento Humanizado respeitando a diversidade”, a apresentação contou com a participação de associados de todo o estado. A abertura da palestra foi feita pelo presidente da ASSURN, Gilvan Mikelyson Góis, que deu as boas-vindas aos presentes.

“Estamos iniciando o nosso calendário de eventos da ASSURN no tocante a treinamento, capacitação. Vamos fazer várias lives, webinars, palestras e torcer para que toda essa situação se normalize o mais rápido possível para que nós possamos nos encontrar em eventos presenciais. Embora nós tenhamos agora a facilidade dos eventos online, eu acho que a troca de experiência, conhecer o colega de profissão, fazer um intercâmbio é muito importante. Então que cada um de nós faça nossa parte para que a gente volte ao normal o mais breve possível”, falou Mikelyson.

O encontro virtual durou cerca de 1 hora e meia e abordou diversos pontos para entender a importância do respeito à diversidade. A palestrante ressaltou que tudo tem início pela educação. “A educação é o grande pilar da transformação, porque a empresa não se transforma se isso não passar pela transformação individual. E a educação é que vai ser a ferramenta imprescindível pra gente conseguir implementar essa cultura de diversidade e inclusão”.

Kelly também esclareceu que não basta implantar comitês de diversidade e inclusão nas empresas, mas que é preciso entender o conceito para que o atendimento seja de fato humanizado. “Se for pra você seguir moda e copiar os outros, não faça isso. Compreenda. O sentido de tudo isso é no final você elevar o nível de satisfação do seu cliente através da experiência do consumidor, porque existe uma máxima no varejo que diz: colaborador bem treinado, feliz no trabalho, provavelmente ele vai refletir todo esse sentimento na hora de atender o cliente (…) não dá pra dizer que diversidade e inclusão é modinha, é um assunto muito mais profundo”.

A palestrante ainda falou sobre a importância de conhecer a realidade de outras pessoas, se colocar no lugar delas e a partir daí mudar a maneira de pensar. “Aumentem o repertório de vocês, conversem com pessoas, conheçam cases, tem livros, pensadores, a internet está lotada de materiais bons sobre diversidade. Não precisa começar grande, comece a fazer bate-papos pequenos com as pessoas: ‘o que você pensa sobre diversidade, você já viveu isso na pele, você já viveu preconceito?’”,  explicou Kelly e continuou: “Se vocês não tomarem as iniciativas para devagarzinho começar a levar esses assuntos para dentro dos supermercados, vocês vão ter muita dificuldade, vai ser muito difícil lidar com esse novo cenário, essa realidade. É preciso estar se atualizando, não olhar mais as coisas com olhos escandalizados”, finalizou.

Confira a íntegra da palestra no canal da ASSURN no youtube.