Bate-papo teve como convidado o executivo da ASSURN, Marinho Dantas

A ASSURN realizou na noite desta quarta-feira (30) uma live para falar sobre a importância do setor supermercadista no mundo virtual. Com o tema “O setor supermercadista como essencial também no mundo virtual”, a transmissão foi feita no instagram da associação e teve como convidado o executivo da ASSURN, Marinho Dantas, que é administrador pela UFRN e MBA em Gerenciamento de Projetos pela EAESP. A live foi mediada pela gestora de eventos da ASSURN, Cida Alves.

Em um momento de adaptações e novas formas de trabalho, os supermercados investiram em um modelo de vendas que antes da pandemia já existia, mas era pouco utilizado. Porém, essa realidade precisou mudar e rápido. Já são quase 7 meses de isolamento social no estado, e o setor viu crescer o serviço de delivery do varejo de alimentos.

“Eram tímidas as vendas [de delivery] nos supermercados porque as pessoas não se aventuravam a fazer a compra de todo o mix. Você comprava em aplicativo aquilo que você precisa a noite, quando você não quer mais sair de casa pra ir buscar, aí você pede igual pede na farmácia. Mas no momento em que você passa a fazer sua feira semanal, onde você vai entrar com FLV, com os perecíveis, aí a coisa muda. Então você ter uma plataforma que ofereça da melhor forma, que apresente uma vitrine mais próxima da realidade, é melhor”, explicou o executivo da ASSURN, Marinho Dantas, que completou: “vai chegar um tempo que a gente vai entrar em supermercado virtual no formato Google Earth, como se caminha em uma rua, a gente vai passando e vendo as casas. Então, vai ter um modelo que você vai entrar num corredor de gôndola e você vai olhando, vai clicando, dizendo isso eu quero e colocando no carrinho. Isso é uma evolução e não demora. As coisas estão muito rápidas”.

Além do cuidado com a saúde e segurança de colaboradores e consumidores durante a pandemia, o setor precisou investir e capacitar os colaboradores que passaram a trabalhar com as plataformas de vendas digitais. Um dos destaques nesse momento de adaptações é a figura do separador. Segundo Marinho, é importante que esse profissional esteja em total sintonia com o cliente. “Uma grande sacada para o lojista é ter um fichamento desse cliente ou designar sempre o mesmo separador pra que ele crie essa fidelização com o cliente. No final, quando a minha feira chega, é como se eu tivesse ido lá fazer. E é isso o que todo mundo quer”, ressaltou.

O executivo da ASSURN também destacou a importância de se ter uma plataforma integrada de compras. “Essa integração tá se falando em omnichannel, que é um canal, vamos dizer assim, unificado, onde você integra os diversos canais de vendas. Tanto o consumidor pode comprar e buscar na loja, como ele pode comprar e receber em casa, ou seja, o empresário tem que dotar o seu negócio com sistema de automação integrado, com aplicativo e com uma arquitetura que permita todas as opções que o cliente que tem que escolher. O consumidor, o shopper, é ele quem tem que definir a forma que ele quer, pontuou.

Confira abaixo a live completa com o executivo da ASSURN, Marinho Dantas.