De um robô carismático no PDV ao chatbot que informa aos clientes o melhor dia e horário para fazer as compras, as novidades demonstram que o futuro já chegou. E se para cada problema existe uma solução, a eclosão mundial do coronavírus acelerou o processode  implementações tecnológicas para atender às novas demandas. Aqui no Brasil, por exemplo, algumas unidades do Carrefour passaram a disponibilizar cabines de luz ultravioleta para desinfecção de compras e também câmeras automáticas para detecção do uso de máscara (saiba mais aqui).

Em outros países não foi diferente. “Assim como nos demais setores, a gestão da inovação é fator essencial para a competitividade e as empresas de varejo precisam se reinventar permanentemente”, diz o coordenador acadêmico da FIAP, Cláudio Carvajal. “Como vivemos em um contexto cada vez mais dinâmico, é interessante observar como essas soluções permitem que as empresas se adaptem aos novos comportamentos e até mesmo antecipem mudanças do pós-pandemia.”

Para o especialista, alguns cases internacionais podem ser adaptados à realidade brasileira. “O Supermercado Aldi, por exemplo, criou algo simples que poderia ser implementado por aqui, trazendo maior segurança aos clientes”, diz.

Curioso? Continue a ler e saiba mais sobre as inovações que já são realidade em algumas redes fora do País.

Aldi: sistema de semáforo na entrada dos PDVs

O que iniciou como versão beta em apenas dez lojas da Aldi, no Reino Unido, virou sucesso e expandiu para centenas de outros pontos de venda no país. Trata-se de um sistema de semáforos desenvolvido para garantir que as medidas de distanciamento social sejam respeitadas. Instalado na entrada dos PDVs, o equipamento opera em conjunto com as filas externas. Com um recurso inteligente que leva em conta o tamanho e o layout da loja – já que cada uma comporta um limite máximo de clientes, para garantir a distância de dois metros entre eles – a luz verde só acende quando há espaço suficiente para as próximas pessoas entrarem, com segurança, no supermercado. A tecnologia funciona pelo rastreamento de shoppers que entram e saem.

Lidl: para saber se a loja está cheia, é só mandar mensagem

As unidades irlandesas da LidL lançaram uma solução descomplicada para ajudar os clientes a  identificarem o momento mais tranquilo para as compras em loja: um chatbot que funciona pelo WhatsApp. Basta que o shopper envie uma mensagem informando que pretende ir ao PDV e pronto! Com dados coletados em tempo real, e também pelo volume de transações feitas pelos clientes, o chatbot responde com uma mensagem automática, avisando se na data e horário escolhidos a frequência de pessoas no PDV é baixa calma, média ou alta. A ferramenta foi desenvolvida internamente.

Edeka: um robô que ajuda os colaboradores e conscientiza clientes

A rede alemã de supermercados Edeka foi ainda mais longe e desenvolveu, para a sua filial de Ahrensburg, o Pepper, um pequeno robô que, além de lembrar os clientes sobre a importância de praticar o distanciamento social, dar dicas com as melhores práticas e regular o processo de checkout, ainda ajuda a diminuir o estresse dos colaboradores, poupando-os de desempenharem também essas funções. Desenvolvido pela Entrance Robotics, o robô tem conquistado o público por meio de uma tecnologia que permite conversas intuitivas, já que foi projetado especificamente para a comunicação humana. Mas e depois que a pandemia passar? Pepper não irá deixar saudades. A Edeka afirma que pretende continuar a utilizá-lo como um serviço a mais de informação aos clientes.

* Com informações Springwise.
Crédito das fotos: Springwise e SoftBankRobotics

 

Fonte: SuperVarejo

Imagem: Freepik