Webinar promovida pela ASSURN teve como palestrante a consultora organizacional, Kelly Malheiros
Uma realidade que ninguém poderia imaginar nos dias atuais. Foi assim que a consultora organizacional, Kelly Malheiros, iniciou a palestra virtual promovida pela ASSURN na tarde desta quarta-feira (10). E da mesma maneira que a vida de toda a população foi afetada pela pandemia, no âmbito do trabalho também foi preciso se adaptar, estabelecer algumas mudanças.
De acordo com a palestrante, a transformação cultural passa por 5 Ds (dói, dá trabalho, demora, disciplina e disposição). “Ela dói, porque você vai ter que mudar a maneira de pensar sobre coisas e pessoas. (…) Depois, dá trabalho, porque você tem que estudar, vai ter que visitar lojas pra conhecer outras experiências. (…) O terceiro D é de demora. Não vai acontecer da noite para o dia. Todo dia nós temos que aprender alguma coisa. (…) O quarto D é a disciplina. Não adianta ser a pessoa mais talentosa, se não tiver disciplina. (…) E a última coisa, talvez a mais importante: você precisa estar disposto a mudança”, explicou.
Kelly também ressaltou a importância do relacionamento humano com a equipe. “Nunca foi tão importante o conceito de empatia, não a assistencialista, a assertiva. Estamos numa época em que filosofia de gestão passa por uma coisa chamada empatia assertiva. A empatia assertiva é construída em dois pilares: se importar genuinamente pelas pessoas e conversar abertamente, ser realista.”
Usando como base o conceito da empatia assertiva, a consultora destacou o papel do líder na condução e fortalecimento do corpo funcional. “Escutar, conversar, se importar com a vida da pessoa. Trabalhar de humano para humano, saber qual o limite, os pontos fortes. Ter uma comunicação coerente, respeitosa, sem ferir a dignidade da pessoa. Esses dois pilares são importantes para construir algo que talvez esteja faltando na liderança: a confiança. Nós como líderes, precisamos construir. E quando as pessoas confiam em você, elas aceitam elogio, críticas, feedback, elas entendem que tem que fazer algo para mudar…e elas também dão feedback pra você. Quando você passa confiança pra sua equipe, a sua equipe vai ter mais vontade, vai estar mais motivada para dar resultado”, falou.
Medidas como essas são fundamentais para manter o equilíbrio emocional do colaborador diante de uma situação de incertezas e insegurança como a que o mundo está passando e são imprescindíveis para que o funcionário esteja apto para lidar com o cliente.
Esse foi mais um webinar realizado pela ASSURN após a retomada do calendário de eventos da associação. Ainda neste mês, novos projetos online serão realizados com intuito de levar informação de qualidade aos associados.
E seguindo sua linha de ações sociais, além de levar conhecimento aos colaboradores de supermercados associados, a videoconferência também contou com uma campanha para estimular doações visando ajudar o lar de Idosos LEAN, em Parnamirim. A ação esteve presente em todo o material de divulgação da palestra.
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