Reunião foi feita por videoconferência e contou com a participação de supermercadistas de todo o estado
A Diretoria da ASSURN, o corpo funcional da entidade e associados de todo o estado participaram na manhã desta terça-feira (24) de uma videoconferência com o diretor do Procon Natal, Gleiber Dantas. A reunião foi para tratar sobre a atuação dos supermercados diante da crise causada pela pandemia do COVID-19 (novo coronavírus).
Dentre os assuntos abordados esteve a questão do abastecimento das lojas. A Diretoria informou que os supermercados do estado estão alinhados com a cadeia produtiva para manter a normalidade e evitar o desabastecimento de mercadorias, entretanto, a ASSURN ressaltou a importância de conscientizar a população sobre manter o ritmo normal de compras, sem necessidade de correria e nem de fazer estoque nas residências.
Também foram relatadas as medidas contidas no Decreto nº 29.541, de 20 de março de 2020, do governo estadual que trata, entre outros pontos, sobre a limitação de clientes circulando dentro das lojas. Atualmente, muitos consumidores não obedecem a norma, inclusive descumprem outras recomendações como respeitar a distância mínima entre as pessoas e evitar a presença de crianças, idosos e pessoas consideradas da faixa de risco dentro dos estabelecimentos. Nessa questão, o diretor do Procon se prontificou a auxiliar os supermercados através de emissão de notas informativas e divulgação de orientações nas redes sociais do órgão.
Outro ponto apresentado durante a reunião foi a falta de álcool em gel 70% devido à alta procura. Alguns associados relataram dificuldade em adquirir os produtos, inclusive, os que já foram comprados, mas não conseguem receber a mercadoria. Na ocasião, foi levantado a necessidade de haver uma recomendação por parte do Procon, nas esferas municipal e estadual, em que autorize a limitação da quantidade de compra desses produtos por parte do consumidor. Atendendo ao pedido dos supermercadistas, o Procon informou que vai enviar um ofício de recomendação para a ASSURN divulgar nas lojas e respaldar os varejistas dessa limitação que tem apoio do Ministério Público.
A Diretoria ainda alertou sobre a prática de preços abusivos na venda de produtos de higiene adotada por algumas empresas e pessoas fora do setor supermercadista. A entidade cobrou mais fiscalização do Procon nesse quesito.
Finalizando a reunião, Gleiber agradeceu a oportunidade e ressaltou o quão produtivo foi a conversa com os representantes da associação.
Na oportunidade, a entidade garantiu o pleno funcionamento dos supermercados associados em todo o estado para atender a população, cumprindo o horário de funcionamento padrão das lojas.
Videoconferência
Como medida de prevenção e também para evitar contatos e aglomerações, a ASSURN está investindo na tecnologia. Reuniões entre associados, corpo funcional e autoridades estão sendo realizadas através de videoconferência. E para garantir qualidade nas transmissões, a associação adquiriu uma licença de uso do aplicativo Zoom Cloud Meetings, uma plataforma totalmente online e de fácil acesso que permite reunir até 100 pessoas simultaneamente.
Deixar um comentário