A plataforma digital promete integrar a cadeia produtiva da agricultura familiar oferecendo produtos mais baratos e seguros

 

Representantes da Associação de Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) participaram nesta quarta-feira (28) do evento de lançamento do PRORACE (Programa de Rastreamento da CECAFES – Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária). A cerimônia aconteceu no auditório da Central. Participaram do evento o executivo da ASSURN, Marinho Dantas e o diretor executivo da RedeMAIS, Eugênio Medeiros.

O PRORACE é uma plataforma digital que integra três aplicativos interligando o produtor rural, empresas compradoras e entreposto logístico/comercial. O objetivo da plataforma é servir de ponte para fomentar negociações entre produtores da agricultura familiar vinculados a CECAFES e clientes institucionais/empresas do segmento alimentar do Rio Grande do Norte, permitindo a rastreabilidade de produtos.

A plataforma digital pode ser acessada e alimentada pelos produtores, pelos clientes institucionais e ainda pelas empresas do segmento. O PRORACE é gerido pela CECAFES no que se refere à logística, operação de cunho administrativo e comercial. O projeto é apoiado pela ASSURN, pelo Sebrae e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

O PRORACE também tem como objetivo apresentar soluções mínimas para rastreamento de produtos agrícolas, conforme previsto em instrução Normativa Conjunta (INC) expedida pelo MAPA e ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária – MAPA), reeditada no Diário Oficial da União de 08.02.2019.

A plataforma ainda deve otimizar a operação comercial da Central de Abastecimento da Agricultura Familiar oferecendo fluidez, segurança e diminuição no custo da operação comercial. O PRORACE também irá tornar mais competitivo o segmento de produção agrícola familiar resultando na prática de preços mais justos e sustentáveis.

A plataforma também permite dar mais visibilidade aos produtos e produtores da agricultura familiar do Rio Grande do Norte a partir da utilização dos códigos multidimensionais (QR Code) na exposição dos itens negociados através do sistema.

Além dos representantes da ASSURN também estiveram presentes no lançamento do PRORACE autoridades municipais e estaduais, representantes do Sebrae, do MAPA, do Banco do Brasil e do Banco do Nordeste.