A Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte (ASSURN) realizou na tarde desta quinta-feira (15), no auditório do Centro de Tecnologia do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), em Natal, a palestra “Qualidade de Dados no Varejo”. O evento contou com a parceria da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) e CTGAS-ER, e foi apresentado pelo Diretor de Relações Institucionais da GS1 Brasil – Associação Brasileira de Automação, Paulo Crapina.
Logo na abertura, o supermercadista Eugênio Medeiros, Diretor Executivo da RedeMAIS, falou em nome da ASSURN e destacou que a associação vem investindo na capacitação para os filiados da entidade. “A ASSURN vem, nos últimos anos, desenvolvendo esse trabalho de tentar trazer mais conhecimento, envolvimento dos supermercadistas, dos colaboradores. E hoje traz a importância desse tema. Porque o cadastro deixou de ser meramente a descrição de um produto ou a precificação. Entrou a questão tributária, estatística, uma série de coisas”, disse. “Espero que vocês aproveitem, tirem as suas dúvidas, vivenciem esse momento para levaram para as empresas de vocês esse aprendizado”, ressaltou.
Com um público composto por representantes da indústria e de supermercados associados, a palestra tratou sobre a qualidade de dados e o impacto em toda a cadeia, desde a indústria até o consumidor final. “Se perde muito tempo com problema de cadastro e, na verdade, é uma coisa que se pode resolver, não de uma forma simples, por que não é simples, mas de uma forma mais controlada, para que você dedique o seu tempo em negociar e trabalhar em melhoria de relacionamento com o seu fornecedor”, explicou o palestrante Paulo Crapina.
De acordo com uma pesquisa de tendências realizada pela GS1 Brasil com 550 empresas de diversos setores e portes, divulgada no ano passado, a falha no cadastro dos produtos ocasionam diversos problemas. De acordo com os entrevistados, 30% enfrentam compras e carregamentos emergenciais; 26% reportaram atrasos na entrega para o varejo/distribuidor; 25% divergência entre pedido e nota fiscal; 18% inconsistência no inventário e 17% problemas relacionados a produtos expostos no local errado ou armazenados de forma incorreta.
Além de buscar resolver as falhas operacionais nas empresas, a qualidade de dados é mais uma ferramenta para o consumidor, que conta com um diversificado leque de informações sobre os produtos. “Quanto mais informação ele tiver, melhor será a sua decisão de compra. Você tem uma demanda de informações crescente em relação a alergênicos, glúten, composição do produto”, explicou o Diretor de Relações Institucionais da GS1 Brasil.
Durante a palestra, Paulo Crapina também falou sobre a importância do GEPIR (Serviço de Verificação Global de Autenticidade de Prefixo), que fornece gratuitamente o acesso a informações básicas e contato das empresas associadas à GS1 de qualquer lugar do mundo, através da consulta dos códigos de barras, proporcionando benefícios como a redução de erros, dados confiáveis, compartilhamento ágil de dados dos produtos com parceiros comerciais entre outras vantagens. Além disso, a apresentação também abordou temas como o Cadastro Nacional de Produtos e a Validação dos Documentos Fiscais.
A necessidade da integração de informação entre o varejo e a indústria foi outro ponto levantado pelo palestrante. “Hoje o fornecedor ele tem que trabalhar junto com o varejo e o varejo junto com o fornecedor. E a qualidade de dados é a base. É a base de uma relação saudável entre os dois setores. Então, se você tiver o dado qualificado do produto, você consegue ter mais informação, informação de qualidade, o varejo consegue comprar melhor, o fornecedor vende melhor, e o varejo vende melhor pro consumidor”, finalizou.
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